Cheia dos rios faz 39 municípios entrarem em estado de alerta no Amazonas
Redação - Jornal 12 Horas 30 de maio de 2023 0 COMMENTSA cheia dos rios não vai bater cota recorde neste ano, mas mesmo assim já deixa muitas cidades em apuros no interior do Amazonas. Até o momento, dos 62 municípios do estado, 39 estão em estado de alerta, 12 em estado de atenção e 1 em estado de emergência.
Entre as cidades em estado de alerta estão Juruá, Eirunepé, Itamarati, Atalaia do Norte,Tonantins, Lábrea, Canutama, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Pauini.
Em situação de alerta estão: Manaus, Carauari e Juruá, Tapauá e Berur, Borba e Nova Olinda do Norte, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé, Coari (Itapéua), Jutaí e Fonte Boa, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro Da Várzea, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Maués, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Autazes, Urucurituba, Itapiranga e Novo Airão.
De acordo com a Defesa Civil, Boca do Acre é a cidade que já sofre os efeitos da cheia. Por lá, quase 9 mil pessoas foram afetadas pelas inundações ocasionadas pela subida dos rios Acre e Purus.
Por conta disso, o município decretou situação de emergência no dia 4 de abril. Muitas famílias tiveram que deixar suas casas e estão em abrigos temporários.