Crimes eleitorais tomam conta das eleições de 2024: em Manaquiri, candidato a vereador é preso com arma adulterada, munições, dinheiro e material de campanha em comunidade
Redação - Jornal 12 Horas 2 de outubro de 2024 0 COMMENTSNesta quarta-feira (2), o candidato a vereador do município de Manaquiri (AM), Michel Lima (PSD), foi preso pelo 7° GPM (Grupo Policial de Manaquiri) por portar arma adulterada, munições, dinheiro e material de campanha. A prisão aconteceu na entrada do Ramal do Barro Alto, localizado no quilômetro 11 da rodovia AM-354, na Estrada do município.
Durante a abordagem, foram encontrados com Michel uma arma calibre 38 com numeração raspada, 6 munições, R$ 457 em dinheiro, material do vereador e do atual candidato a prefeito, 14 requisições de gasolina da prefeitura do local, 6 aparelhos celulares e varias listas com nomes, números e placas de carros e motos de eleitores.
A prática de distribuição de combustível a eleitores, visando à compra de votos é crime. A posse ou porte de arma de fogo com sinais adulterados é crime, de acordo com o STJ. A Sexta Turma do STJ decidiu que é crime possuir uma arma de fogo com a numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação adulterado, raspado ou suprimido.
E vale lembrar que não é só em Manaquiri que candidatos estão sendo presos por crimes eleitorais, no município de Coari (AM), o candidato a prefeito Raione Cabral, foi preso pela Polícia Federal após jogar dinheiro para eleitores. As cenas foram gravadas pela população. O caso inesperado aconteceu na Praça Getúlio Vargas, que fica no município de Coari. Veja o vídeo:
Entra ano e sai ano e os candidatos a cargos políticos não aprendem que compra de votos é crime. A velha politicagem ainda está impregnada no Brasil. As pessoas ainda não aprenderam que uma cesta básica ou R$ 100 reais não irá mudar a realidade de ninguém a longo prazo. O Amazonas precisa começar a eleger pessoas capazes de realmente mudar a velha política e implantar o bem correto.