Desrespeito: coordenador de educação de Manacapuru agride mãe de aluno durante protesto contra remoção da atual gestora de escola
Redação - Jornal 12 Horas 7 de março de 2024 0 COMMENTSEssa reportagem recebeu denúncias de mães de alunos do Centro de Tempo Integrado Washington Luís Régis da Silva, localizado no município de Manacapuru (AM), sobre a atual gestão da coordenadoria de educação do município.
Segundo relatos, na quarta-feira (6), a mãe de um aluno foi agredida pelo atual coordenador de educação da região, João Messias da Silva Furtado.
Toda a situação aconteceu quando a gestora do CETI, Synara, foi informada que seria retirada do cargo. De acordo com as mães, a gestora é uma pessoa querida e que ganhou grande destaque na educação local por ajudar os alunos do CETI. Vídeos mostram o momento que Synara é ovacionada pelos estudantes do Centro Integrado.
Devido sua saída repentina, pais, responsáveis e alunos decidiram se reunir em frente a escola para protestar contra a saída de Synara. Durante o ato, o coordenador local, Messias Furtado, acabou se excedendo e agredindo uma mãe que protestava. No vídeo, Messias puxa a mulher pelo braço, fazendo com que ela saísse da frente do veículo que estava dentro da escola. Após a confusão, Messias vai embora em uma motocicleta sem capacete.
Em relato, as mães contaram que Messias é conhecido por ser mal-educado e muitas vezes tratar de forma ríspida dos pais e alunos. No próprio vídeo é possível ver que o coordenador não tem paciência para lidar com os alunos e mães durante o ato.
Uma mãe informou que a vítima de agressão chegou a ir na delegacia local registrar o Boletim de Ocorrência (B.O) contra Messias e realizar o exame de corpo de delito, porém, no local foram informadas que não seria feito o exame.
Ainda não ficou claro o motivo pelo qual a Synara foi retirada do cargo, um dos pais que estava no protesto disse que seria porque colocariam um “dos conhecidos” de Messias no lugar de Synara.
Em súplica, os pais e responsáveis solicitam que o Governo do Amazonas interceda na decisão já que Synara é considerada uma ótima gestora local.
A reportagem entrou em contato com a coordenação de Manacapuru e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do AM (SEDUC) para saber mais informações sobre o caso, até o momento ficamos no aguardo.