Escandâlo: Empresário Sergio Bringel preso na ‘Maus Caminhos’ administra aterro sanitário de Iranduba e prejudica moradores
Redação - Jornal 12 Horas 10 de outubro de 2023 0 COMMENTSMais uma denúncia envolvendo o empresário Sérgio Bringel agora na cidade de Iranduba.
A empresa Norte Ambiental, responsável pelo aterro sanitário local, tem como sócio-administrador o empresário Sérgio Roberto Melo Bringel, empresario que também é conhecido por ser proprietário da TV Norte Amazonas e comandar o Grupo Bringel, especializado em equipamentos hospitalares e tratamento de resíduos de serviços de saúde.
No entanto, as denúncias contra Sérgio Bringel não é apenas de empreendedorismo, mas também envolve questões jurídicas.
Em 2018, Sérgio Bringel foi preso na Operação Cashback, um desdobramento da Operação Maus Caminhos, conduzida pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. O objetivo dessas operações era investigar desvios de verbas da saúde pública do Estado do Amazonas, durante a gestão do ex-governador José Melo, que teve seu mandato cassado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No momento o que está sendo denunciado é a administração do aterro sanitário de Iranduba, que tem causado preocupação e revolta entre os moradores locais. O aterro que fica às margens da Rodovia Manoel Urbano, a principal via de acesso à cidade, próximo a sítios, casas e lojas, essa empresa gera preocupação por todo o impacto ambiental na região.
Famílias afetadas
Os moradores de Iranduba afirmam não terem sido consultados no planejamento e temem que suas plantações, terras e seu dia a dia sejam profundamente afetados pela presença do aterro. A disputa que envolve manifestações, processos judiciais e interesses de grandes empresários e políticos estaduais já se arrasta por anos sem nenhuma conclusão definitiva.
A situação dos moradores de Iranduba é emblemática de um problema muito maior de crime ambiental, no qual a população ribeirinha do Amazonas enfrenta desafios significativos devido à instalação de empreendimentos sem considerar devidamente suas necessidades e preocupações.
A equipe do portal I9 Amazonas esteve no local, enfrentando estradas de barro intrafegáveis em alguns trechos. Além disso, a crescente circulação de veículos pesados e maquinários no local aumenta a preocupação, pois pode resultar na emissão de material particulado e acelerar processos erosivos, devido ao peso dos veículos e à poluição do ar que geram.
Os absurdos em torno do aterro sanitário de Iranduba está longe de ser resolvido, o que deixa os moradores da região em um estado de incerteza e revolta. No fim, quem continua sofrendo é à população.
Veja abaixo vídeo da poluição da empresa Norte Ambiental:
Fonte: I9 Amazonas