Hacker que teria atacado sistema do TRF3 é preso em Campo Grande
Redação - Jornal 12 Horas 18 de setembro de 2023 0 COMMENTS
No domingo (17/09), a Polícia Federal (PF) deteve uma pessoa responsável pelo ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), localizado em São Paulo.
A prisão ocorreu em Campo Grande (MS), e o indivíduo estava foragido desde 2021, tendo seu nome na lista de Difusão Vermelha da Interpol, uma ferramenta de cooperação policial internacional para localizar pessoas procuradas para extradição.
O ataque cibernético ao sistema do TRF3 aconteceu em janeiro de 2021. A PF revelou que o criminoso tentou modificar documentos eletrônicos com assinaturas de agentes públicos para obter vantagens pessoais. Após invadir o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker também falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos em que era réu no TRF3.
A investigação começou quando dois magistrados identificaram modificações em documentos com o uso fraudulento de suas assinaturas digitais. O hacker teria alterado documentos em pelo menos oito processos, de acordo com a PF.
O nome do criminoso não foi divulgado, mas a PF informou que ele foi condenado a nove anos de prisão por invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público.
A sentença condenatória foi emitida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo em dezembro de 2021.
*Com informações do Portal da Marcela Rosa